Acessos

quinta-feira, 17 de maio de 2007

2ª Colônia Fest

2ª Colônia Fest
178 ANOS DE HISTÓRIA ALEMÃ
De 29 a 01 de julho de 2007
Colônia – São Paulo – Brasil



História de Colônia.

O tradicional bairro paulistano Colônia estará completando 178 anos de existência. Desde sua fundação, em 29 de junho de 1829, muita coisa mudou em nosso bairro.
Deu-se início de toda a história de Colônia a opção de intensificar a colonização com os germânicos teve inspiração na primeira esposa de D. Pedro I, a imperatriz Leopoldina, de descendência austríaca. Os povos de língua alemã, por sua vez, viviam um momento conturbado e de indefinições entre outros prejuízos deixados pelas guerras Napoleônicas e a unificação do império, a ser formalizada somente em 1.871, pelo chanceler Otto Von Bismarck. Assim, muitos foram atraídos pelas promessas de uma vida nova e de terras, assim 94 famílias alemãs, austríacas e suíças, pouco mais de 280 pessoas em 1.827 chegaram no Brasil.
Finalmente, em 1.829 essas 94 famílias, incluindo soldados, artesãos, marceneiros e principalmente agricultores , receberam lotes no sertão de freguesia de Santo Amaro, entre os Ribeirões Vermelho, Taquaquecetuba e Serra do Mar. A Colônia, embora afastada de qualquer povoado, estava em um ponto estratégico, próximo que levava a Itanhaém, Rio Grande e São Vicente, por onde se podia ir para Santos ou São Paulo.

A pequena ajuda oficial teve curta duração e a Colônia entrou rapidamente em decadência onde a maioria dos imigrantes partiu em busca de uam melhor estrutura, próxima ao centro de Santo Amaro e outros migraram para outras cidades de São Paulo e estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e com isolamento dessas migrações e melhoria na qualidade de vida a manutenção das raízes continuaram. Por aqui, em nome da sobrevivência eles se adequaram aos costumes tropeiros locais, a ponto de serem chamados de “caboclos loiros”

Foram inúmeras as dificuldades no aprendizado do idioma português e dos hábitos da terra que escolheram para viver. Não havia escolas para as crianças e a referência da própria língua se perdeu ao longo do tempo. Para os luteranos as dificuldades eram ainda maiores, sem templos e pastores para celebração de sua religiao, pais batizavam seus filhos em igrejas católicas por falta de opção.Somente em 1.840, para encerrar as desavenças religiosas nos funerais, criou-se na Colônia o primeiro cemitério protestante que hoje está atualmente protegido por lei e também em funcionamento.
Um século mais tarde, em 1.942 o Brasil entra na Segunda Guerra Mundial contra as tropas do chamado “Eixo” de Alemanha, Itália e Japão, a Colônia Alemã passou a ser chamada Colônia Paulista ou simplesmente Colônia. Os Alemães que aqui moravam não podiam falar em publico a sua língua em uma época de intolerância e com inúmeras portas fechadas durante anos.


2ª Colônia Fest

2° Colônia Fest 2.007
Publico.
Estima-se que 40% da população do bairro de Colônia que é de aproximadamente 10.000 habitantes (fonte UBS RCB Anexo Colônia) e demais moradores da região de Parelheiros.
Grupo de Jovens Empreendedores da Colônia Alemã (JECA)
Comunidade do bairro de Colônia, Subprefeitura de Parelheiros, Empreendedores, Empresários, Instituições, Associações, Micro e pequenas empresas, setores de artesanato, artistas, produtores culturais na orla musical e de artes cênicas, artistas plásticos, artesãos, comerciantes locais e no entorno.
Expectativa da presença de 10.000 visitantes das Apa´s Bororé-Colônia e Capivari-Monos e pessoas oriundas do município de São Paulo.
A expectativa de beneficiados é de 50% do comercio local este estimado em 200 micro e pequenas empresas.

2ª Colônia Fest

Histórico Colônia Fest

Em maio de 2006 foi oficializada e instituída ao Calendário Oficial do Município da São Paulo a data de 29/06 como comemoração ao aniversário (2007=178 anos) do bairro de Colônia, que se caracteriza, desde sua fundação, por sua comunidade ser composta por famílias de origem Alemã.

Visa desenvolver durante três dias a realização deste evento comemorativo e significativo para a comunidade, assim como para o Município de São Paulo, um Programa de Resgate da Cultura Alemã no Bairro de Colônia envolvendo atividades Culturais, Históricas, de Educação Ambiental, fomento ao Empreendedorismo, a Economia local e ao Turismo.

Destina-se a Comunidade Alemã do Bairro de Colônia e suas diversas classes sócio econômicas, em especial a população de origem alemã do bairro, chamado Colônia Paulista, este que foi o primeiro bairro do município de São Paulo a receber e instalar no ano de 1.829, famílias de origem alemã, trazidas pelo Império para colonizarem esta região. Também nesta época foi instalado o primeiro Cemitério particular de São Paulo, destinados aos imigrantes alemães e seus descendentes, sendo que hoje é tombado oficialmente pela Prefeitura de São Paulo como Patrimônio Histórico e Cultural, através do CONDEPHAT.

2ª Colônia Fest

2° Colônia Fest 2.007



178 ANOS DE HISTÓRIA ALEMÃ
De 29 a 01 de julho de 2007
Colônia – São Paulo – Brasil



A Comunidade do bairro realiza entre os dias 29 de junho a 01 de julho de 2.007 a 2ª Colônia Fest provendo em 3 dias de evento atividades de resgate cultural, costumes que envolvem atividades culturais. históricas, educação ambiental, turismo e empreendedorismo.
O evento também terá apresentações folclóricas, dança, musica e exposições buscando oferecer uma melhor interação entre as culturas da região: Alemã, Japonesa, Negros e Índios. Atingira setores do comercio, serviços, alimentos e bebidas, shows e apresentações de artistas locais. A abertura do evento ocorrerá em ato solene, no dia 29 de junho de 2.007 as 19:00 h com a participação de autoridades e representantes de instituições e comunidade. As atividades culturais, ecológicas, recreativas estão programadas do decorrer dos dias 30/06 e 01/07.